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INSPEÇÃO VEÍCULAR

 

 

Aqui você encontra todas as informações úteis sobre a Inspeção Veicular - 2010

 

 

 

     DECRETO Nº 50.232, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2008

Art. 2º. § 4º. Ficam dispensados da inspeção os veículos de coleção, os concebidos exclusivamente para aplicações militares e agrícolas, os concebidos exclusivamente ou especialmente adaptados para competições, os tratores, as máquinas de terraplanagem e de pavimentação, podendo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, mediante portaria, excetuar outros veículos da frota-alvo.

BAIXE O DECRETO NA ÍNTEGRA (em pdf)       - CLIQUE AQUI -



EXERCÍCIO 2010

REGRAS PARA A INSPEÇÃO
SÃO OBRIGADOS A REALIZAR A INSPEÇÃO:
Todos os veículos movidos a diesel
Veículos a gasolina, álcool, GNV e FLEX
Todas as motocicletas e motonetas, exceto as de 2 tempos

PRAZO:
Os proprietários de veículos terão até 90 dias ANTES da data limite do licenciamento para realizar a inspeção.
Veja o calendário de inspeção de acordo com o final de sua placa.

LICENCIAMENTO ANTECIPADO:
Os proprietários que optarem pelo licenciamento antecipado recebem o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos, referente ao exercício vigente mesmo sem ter realizado a inspeção. Porem ela deve ser feita seguindo o calendário, sob pena de loqueio da transferência de propriedade ou de município, e de ficarem impedidos de licenciar seus veículos em seu próximo exercício.

O prazo final para a realização da inspeção do ano exercício 2009 foi alterado.

Inspeções: até 30/01/2010
Reinspeções: até 30/01/2010
Pagamento da tarifa: até 26/01/2010




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As informações abaixo são muito importantes para a sua inspeção, favor ler atentamente.

Alguns itens de manutenção do veículo impedem que a inspeção seja realizada e são motivos de reprovação, por isso, antes de dirigir-se ao Centro de Inspeção, verifique se:

1. Compatibilidade com o cadastro do DETRAN (Cor, Combustível, Categoria).
2. Funcionamento irregular do motor.
3. Emissão de fumaça visível (exceto vapor d'água).
4. Vazamentos aparentes (lubrificante: gotejamento/combustível/água).
5. Alteração do sistema de escapamento (corrosão excessiva, furos, falta de componentes).
6. Alteração ou danificação de componentes ou sistemas originais de controle e/ou redução de emissões de gases e evaporativas, como por exemplo: PCV, EGR, Cânister e etc.

Consta também que o nivel de óleo deve estar na medida recomendada pelo fabricante e que não farão inspeção de veiculo com óleo baixo.
Caso algum dos itens acima não esteja de acordo, ou você tenha alguma dúvida, procure seu mecânico de confiança e corrija o problema.


Na mecânica reprova:

» Escapamento (visivelmente) furado ou enferrujado;
» Vazamentos de óleo e combustível (pingando no chão ou mrito melado);
» Bateria descarregada;
» Peças do motor quebradas ou faltantes;
» O exame de poluentes HC/CO (que verifica se o motor está regulado).


DICAS :

A má queima de combustível (HC ou Coc altos) está relacionado a mistura e queima do combustível. É interessante verificar:

» Regulagem de carburador;
» Regulagem do ponto de ignição;
» Regulagem de válvulas;
» Platinado, condensador;
» Sistema eletrico (bobinas, cabos, rotor e velas);
» Cuidado com entradas de ar falsa no carburador e coletor;
» Fumaça azul (ver compressão do motor, anéis, vedação do cabeçote);
» Escapamento furado;
» Cuidado com vazamentos de óleo: tuchos, retentores, tampa de válvulas, tampa do filtro de óleo;
» Verificar o nível de óleo.


 

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